quarta-feira, 13 de maio de 2015

Santos e Ribeirão final de projeto...

O "Projeto Rosa dos Ventos 15 anos" chegou ao final. No dia 10 e 12 de abril fizemos as últimas apresentações em Santos e Ribeirão Preto. 

Tiuria - Santos - Foto Talita Galindo
É sempre triste acabar um projeto, da vontade de continuar, circular por cidades apresentando o nosso trabalho é tudo que queremos! Mas uma hora tem que acabar, foram 10 apresentações e o que fica são as lembranças, as fotos e vídeos pra marcar a história. Além disso esse projeto com esse nome tinha mais que acabar logo mesmo, completamos 16 anos de história do Rosa dos Ventos dia 19 de abril, que venham novos projetos!
As últimas apresentações foram pra fechar com chave de ouro apresentamos nas periferias das cidades ao lado de amigos que também fazem arte de rua e circo.
Nicochina - Santos - Foto Talita Galindo
Em Santos a apresentação aconteceu dia 10 de abril, com a parceria da Trupe Olho da Rua e da Vila dos Artistas. O Espetáculo foi apresentado na Vila Gilda, Zona Noroeste de Santos, um bairro afastado do centro, com muitas crianças e pessoas desconfiadas e acolhedoras.                                                                                 Alguns fatos marcaram a nossa ida à essa comunidade, o principal foi que uma senhora que assistiu a apresentação nos disse que não saia de sua casa fazia alguns anos e resolveu encarar a rua quando viu a nossa movimentação armando o circo. Algumas pessoas nos disseram que ela parou de sair de casa depois que perdeu um filho morto naquela redondeza pela polícia. Isso foi ao mesmo tempo que significativo, muito triste... 
Outro fato foi a constante tensão que observamos no local, assim que desembarcamos uma viatura da polícia passou na praça com as armas apontadas para fora da viatura, apontando as armas para a praça onde só haviam crianças e nós que preparávamos o espetáculo. Um dos produtores que nos acompanhava foi conversar com os policiais explicando que ali iria acontecer teatro e solicitou que abaixassem as armas. O pedido foi atendido mas pouco antes do início da apresentação a viatura voltou abordou algumas pessoas na rua novamente apontando as armas para todos que estavam ali. Alguns moradores e a própria polícia relataram que o local estava vivendo constantes conflitos com armas de fogo, foi assustador...

Por último, em dado momento quando os palhaços vivem uma cena de muita bobagem que os leva a não conseguir executar uma ação simples, as crianças invadiram a lona e começaram a pular, correr, fazer uma farra ao som da guitarra do Nicochina! A farra durou alguns minutos, eles ocuparam o espetáculo e não estavam afim de parar a festa, foi lindo. Para voltarmos a cena precisamos usar água pra dar um banho na molecada!
Nossa impressão foi que eles estavam satisfeitos com o espetáculo mas eles queriam mais, queriam participar e foi o que aconteceu... Foi lindo.

As fotos dessa apresentação foram tiradas por Talita Galindo e podem ser conferidas em nosso flicker:

Em Ribeirão Preto, dia 12 de abril, apresentamos na Comunidade Simioni extremos Norte da cidade. A parceria para esta apresentação foi feita com o Grupo Zibaldone, Mamute Malabares e com a Palhaçaria SA. é fundamental ressaltar que entrar nessa comunidade em Ribeirão só foi possível graças a esse parceiros que tem atuado faz algum tempo dentro de bairros distantes do centro. Não é tão simples chegar nessas comunidades e realizar um espetáculo, é preciso chegar, conversar, conhecer as lideranças do local, encontrar um local público que comporte o espetáculo, encontrar um ponto de luz, 
São coisas que só estando inserido nesses locais onde a escassez é o que encontramos por toda a parte.                                                                                                                                         Apresentamos em um campo de areia, de baixo de uma grande sombra de um flamboaiã, emprestamos a energia de um morador que estava feliz com a presença dos netos naquele dia. Saímos em cortejo pelo bairro, de palhaço, com instrumentos musicais e seguido por uma grande quantidade de crianças convocando os moradores para assistir o espetáculo.

No dia anterior fomos até a comunidade fazer uma panfletagem, anunciar a apresentação e conversar com as pessoas para escolher o local e demais detalhes.

As fotos desse dia foram tiradas pela Talita Galindo e podem ser conferidas em nosso flicker:




Nenhum comentário:

Postar um comentário