segunda-feira, 6 de abril de 2015

Rumo ao Gran Finale!

S. J. dos Campos - Foto Isabel Moreira
Nosso projeto está chegando ao fim, faremos as duas últimas apresentações no próximo final de semana, dia 10 em santos e dia 12 em Ribeirão Preto.

As experiências estão sendo riquíssimas dentro dessa circulação, os  lugares que temos apresentado são muito diferentes uns dos outros e isso é uma grande vantagem do Circo e Teatro de Rua, vamos aos mais diversos lugares sem mudar a estrutura e a qualidade do trabalho.

S. J. dos Campos - Foto de Isabel Moreira
As últimas apresentações expressam  bem esse quadro diverso, fomos para São José dos Campos, Osasco e Sandovalina, um parque onde as famílias passeiam no final de semana, um grande centro comercial e uma vila rual no interior do estado.

Osasco - Foto Camila Costa Melo
Em São José dos Campos a apresentação quase foi adiada ou precisou mudar de local, a chuva caiu até pouco tempo antes do início do espetáculo e caiu forte, achamos que não seria possível apresentar e quase fomos para um local coberto, mas a chuva deu trégua e conseguimos secar com rodos e a disposição das pessoas que ali estavam para nos ajudar. Secamos as arquibancadas do Teatro de Arena e aos poucos as pessoas foram chegando, o Parque da Cidade é um local onde de passeio para crianças, amigos e famílias. Muitas pessoas foram exclusivamente para assistir o espetáculo e boa parte dessas pessoas eram da classe artística de São José. Estimamos que cerca de 200 pessoas assistiram o espetáculo na tarde de 29 de março.
O curioso é que mal o espetáculo acabou a chuva despencou do céu novamente, mas foi lindo!
Clique AQUI e veja as fotos de São José dos Campos

Osasco - Foto Camila Costa Melo
Em Osasco há uma soma de situações positivas, esse foi até o momento o mair público que tivemos dentro desse projeto, estimamos mais de 500 pessoas na roda. A parceria para a apresentação acontecer em Osasco foi da Cia Teatro dos Ventos grupo de teatro de rua local, integrante do MTR, Movimento de Teatro de Rua de São Paulo grande parceiro na luta dentre muitas coisas da construção de políticas públicas para a arte de rua.

Todas as parcerias são importantes e se dedicam para que aconteça um espetáculo de qualidade em todos os sentidos, mas é importante destacar o apoio de um grupo que faz teatro de rua e que vive essa arte. O local da apresentação e o horário foi um grande acerto, escolhido com certeza depois de muitas experiências do próprio Teatro dos Ventos e de outros grupos que por diversas vezes levaram seus espetáculos para trocar com os parceiros de Oz, como é conhecida a cidade entre as brincadeiras da trupe.

Osasco - Foto Camila Costa Melo
Os grupos e coletivos em suas cidades são atuantes, conhecem outros coletivos, reconhecem demandas, agem, fazem seus próprios eventos, atuam com seus espetáculos, vivem a cidade de uma forma ativa, de dentro, de uma forma muito mais viva até mesmo que o poder público que por vezes cria e executa seus projetos sem o conhecimento de quem está inserido, nas comunidades e dos movimentos do locais.

Brincamos entre nós que o centro de Osasco é o local para aumentar a Auto Estima do Artista de Rua, o público é muito grande e muito acolhedor, a roda não tinha fim, as pessoas riam de forma linda, muito auto! Estávamos em casa em pleno centro de uma metrópole.

A experiência em Sandovalina nos da a certeza de que o Circo e Teatro de Rua pode alcançar pessoas nos mais diversos locais e o mais importante, sem perder a qualidade e a forma com que foi concebido o espetáculo. Sandovalina a apresentação aconteceu em uma comunidade Rural, um local de encontros do Assentamento Dom Tomas Balduino.

Osasco - Foto Camila Costa Melo
Achamos que o público poderia ter sido maior, a comunidade no entorno é bem grande, mas precisamos entender melhor as formas de circulação da informação nessas comunidades rurais, as casas são muito longe umas das outras, isso dificulta um pouco. Nossa estratégia foi divulgar em escolas e junto ao movimento que no dia da apresentação 04 de abril, estava fazendo uma reunião, encerramos a reunião que já se encontrava um pouco esvaziada após um longo dia de debates.

Sandovalina - Foto Isabel Moreira
Acreditamos que é mais que necessário alcançar esse público dentro das próprias comunidades rurais,  é certo que há uma carência de atividades culturais nessas localidades e mais que certo que há um grande interesse por parte dessas pessoas por este tipo de atividade.

Para o Gran Finale será ao lado de  grupos parceiros em Santos e em Ribeirão Preto. Borá!!!!

10 de Abril – Santos
Sandovalina - Foto Isabel Moreira
Local: Praça da Vila Gilda – Zona Noroeste - Santos
Horário: 19h

12 de abril – Ribeirão Preto
Local: Comunidade do Simioni
Horário: 16h



Sandovalina - Foto Isabel Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário